YOGA
O que é o Yoga
É difícil avançar com uma data em concreto sobre o surgimento do Yoga. No entanto, as suas origens estão relacionadas com a Índia e ligadas aos períodos principais da sua história.
Embora existam documentos que comprovem a existência do Yoga muito antes, o Yoga moderno apareceu em meados de 1893 quando Swami Vivekananda o apresentou nos EUA, mais concretamente no Congresso das Religiões e teve uma boa aceitação.
Em termos mais práticos, o Yoga é um conjunto de exercícios físicos e respiratórios, valores, cantos e até ensinamentos, relativamente ao homem, mas também à própria natureza.
Contudo, o Yoga não é só um conjunto de exercícios, pois, na verdade, é muito mais profundo que isso. É uma disciplina espiritual.
O seu objetivo é a evolução do Homem e o seu bem-estar em várias áreas como o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.
Yoga, que também pode ser Ioga ou Yôga, é um estilo de vida que procura e ajuda o Homem a ser melhor e está muito associada à meditação.
Podemos ainda afirmar que existem vários estilos de Yoga, com diferentes formas de atingir o mesmo objetivo: o Samadhi, a iluminação da Consciência e a compreensão da existência.
No entanto, e embora existam vários estilos, existem pilares que são comuns a todos eles. Estes pilares funcionam como fases ou etapas que vão sendo passadas nesta caminhada.
Os 8 pilares do Yoga são:
-
Yama ou o autocontrolo
Etapa dos valores morais, éticos e as práticas sociais como a não violência, não roubar, não mentir, não cobiçar e não dissipar a sexualidade. -
Niyama ou a auto-regulação
Etapa dos valores morais e éticos e as práticas pessoais como a purificação, o contentamento, a auto superação, a auto compreensão e a entrega. - Asana ou a prática física
- Pranayama ou o controlo da respiração
- Pratyahara ou a abstração dos sentidos
- Dharana ou a concentração mental
- Dhyana ou a meditação
- Samadhi ou a autorrealização (estado elevado de consciência)
Como podemos ver, o Yoga acaba por ser um caminho que leva a pessoa de um estado mais confuso a uma fase mais clara e plena de consciência.
Podemos também dizer que, no Ocidente, o estilo mais comum de Yoga é o Hatha que é o termo sânscrito que reflete esta união entre o corpo e o espírito. É composto por posturas (asanas), técnicas de controlo respiratório (pranayamas), contração de músculos e órgãos (bandhas) e exercícios de concentração e purificação (shatkarmas).
Esta vertente implica aulas com um ritmo tranquilo sendo indicado para todos, em particular iniciantes ao Yoga.
O Yoga é, então, uma prática que promove o relaxamento, a flexibilidade e o equilíbrio. No final, tudo isto contribui para uma melhor saúde mental.
Foca-se numa boa respiração abdominal e exige concentração e foco da pessoa.
Pode ser, erradamente, confundida com Pilates. No entanto, Pilates é uma prática energizante que visa o ganho de força e exercícios de resistência.
Existem muitos pontos comuns entre ambas terapias como:
- Promoção do aumento de força no core;
- Mais flexibilidade e equilíbrio;
- Correção de posturas;
- Diminuição de stress;
- Uma maior união entre corpo e mente;
- Maior consciência corporal;
- Melhor respiração;
- Na globalidade, uma melhor saúde física e mental;
Benefícios
O Yoga é entendido por todos como uma prática com diversas vantagens para a saúde física e mental. É, ainda, uma excelente forma para estarmos mais alinhados connosco próprios e preparados para os vários desafios que a vida nos traz.
Na prática do Yoga, podemos destacar os seguintes benefícios:
- Redução na dor (articulações e outras)
- Diminuição do stress e ansiedade
- Melhoria na respiração
- Mais flexibilidade e equilíbrio
- Redução de estados de depressão
- Maior capacidade de concentração
- Ajuda na perda de peso
- Fortalece os músculos
- Diminui pressão arterial
- Potencia capacidade cognitiva
- Redução da glicemia nos diabéticos
- Promove o condicionamento físico
- Melhora desempenho sexual
- Potencia um sono mais revigorante
- No final de tudo, melhora a qualidade de vida
O Yoga traz diversos benefícios específicos para a saúde dos idosos e das grávidas, por exemplo. Para os idosos, gera uma vida mais confortável, pois fortalece os músculos, alivia as dores e melhora o equilíbrio. Até certo ponto, controla mesmo algumas doenças como a pressão alta, diabetes e o colesterol alto.
No caso das grávidas, facilita muito a capacidade de adaptação da mulher à mudança no corpo que está a viver, tonifica o corpo e, num objetivo final, consegue mesmo aliviar a tensão e a ansiedade pela qual qualquer mulher passa neste processo facilitando todas as fases da gravidez.
Em que situações se aplica
Se os benefícios do Yoga são múltiplos e a sua prática contribui para uma melhor qualidade de vida, podemos dizer que o Yoga pode ser praticado por todos, sem grandes limites de idade ou condições.
Já vimos que o Yoga é uma prática que tem o foco no trabalho entre corpo e mente numa forma interligada logo é recomendada para todos aqueles que procuram conhecer-se melhor e ter uma melhor vida.
Não é apenas indicada para pessoas alternativas e jovens. É mesmo para todos e pode ser aplicada a quase todas as situações. Desde pessoas que procuram ajuda para ultrapassar alguma doença ou limitação e para quem quer encontrar uma harmonia entre corpo e mente. Mas também será para todos que queiram ganhar uma maior consciência do mundo que o rodeia e do seu próprio eu interior.
Assim sendo, o Yoga é para:- Crianças;
- Adolecentes;
- Idosos;
- Grávidas;
- Pessoas com problemas com stress, ansiedade e/ou depressão;
- Quem quer conhecer-se a si próprio melhor;
- Quem quer melhorar a sua autoestima;
- Pessoas que queiram aprender a acalmar a mente;
- Quem quer gerir melhor as suas emoções;
- Pessoas que queiram atenuar alguma dor física;
- Quem quer melhor o seu condicionamento físico;
- Pessoas que pretendam perder peso;
Como visto em cima, está mais que provado que o Yoga pode ser praticado por todos, sempre com uma supervisão objetiva de um profissional.