OSTEOPATIA
A importância da Osteopatia no bem-estar das pessoas
Esta terapia nasceu nos Estados Unidos pelas mãos do médico Andrew Taylor Still, em pleno século XIX. Através da observação e da investigação, o médico americano fez uma correlação entre as doenças e as suas manifestações físicas.
Podemos então definir Osteopatia como uma técnica terapêutica que, através da manipulação de estruturas do sistema músculo-esquelético para minimizar dificuldades de mobilidade, reduz o desconforto e potencia a flexibilidade e o próprio equilíbrio do corpo.
Em resumo, é uma prática de medicina complementar e uma forma manual de diagnosticar, tratar e prevenir problemas de saúde. De que forma? A partir de movimentações, alongamentos e massagens nos músculos e articulações das pessoas. E sem qualquer recurso a fármacos.
O seu principal foco é o bem-estar da pessoa em que o mesmo depende deste funcionamento harmonioso dos ossos, músculos, ligamentos e tecido conjuntivo.
É uma técnica de tratamento que aborda o organismo na sua totalidade e cujo objetivo principal é recuperar o equilíbrio da pessoa. E para que o corpo humano funcione corretamente, os sistemas músculo-esquelético, visceral e cranial devem estar em harmonia.
Os principais benefícios de recorrer a um Osteopata
Pela própria definição da Osteopatia, chegamos à conclusão que o seu grande foco é a promoção do bem-estar através deste equilíbrio entre todos os sistemas. Por si só já é o seu principal objetivo.
Mesmo assim, se formos mais ao detalhe, podemos destacar 2 grandes benefícios, nomeadamente:
-
A melhoria da capacidade funcional da pessoa:
Esta ativação da recuperação e harmonia do corpo levará a um bem-estar. -
Prevenção de doenças e disfunções:
Não só falamos de uma terapia que trata determinadas doenças, mas também ajuda a prevenir certas situações que se transformem em patologias dolorosas no futuro. Nesse sentido, é uma terapia complementar muito eficaz em complemento com outras práticas médicas até por se tratar de uma abordagem holística. Com efeito, encara o corpo na sua totalidade e inserido num determinado ambiente.
As situações em que um Osteopata pode ajudar
Assim, a Osteopatia é uma técnica que tem como principal objetivo o bem-estar da pessoa promovendo a redução da dor, o bom funcionamento de todos os sistemas do organismo e potenciando o próprio corpo para esta autorregeneração e a consequente promoção da mobilidade.
Embora tenha algumas indicações já diagnosticadas, esta terapia complementar é indicada para tratar diversas doenças e para pessoas de todas as idades.
Além disso, em termos mais específicos, existem resultados comprovados pela intervenção desta técnica no tratamento das seguintes situações:
- Tendinite;
- Entorses;
- Lombalgia;
- Hérnia discal;
- Dor ciática;
- Torcicolos;
- Contraturas musculares;
- Inflamações nervosas;
- Cervicalgias;
- Disfunções na coluna vertebral;
- Inflamações no dorso;
- Problemas nos ombros;
- Dores musculares mais generalizadas.