RPG
O que é o RPG?
- Na individualidade: Todos somos diferentes.
- Na causalidade: Para um problema, há sempre uma causa. Neste caso, por ex., a causa muitas vezes pode não estar no local da dor;
- Na Globalidade: O individuo é considerado como um todo e não só como um segmento (o nosso corpo é como um sistema de elástico.
À medida que o tentamos alongar vão aparecendo os “nós” do nosso elástico, que não são mais que ” compensações” que adquirimos ao longo dos anos.
Vamos, portanto, neste método, tentar corrigir-las, desfazendo esses mesmos “nós “e acompanhando com uma respiração especifica que nos vai ajudar a corrigir a nossa postura, reequilibrando o nosso corpo. O método utiliza posturas especificas de tratamento que visam procurar os de-siquilibrios, “compensações” que vão aparecendo ao longo da postura, tentando através de um trabalho suave e progressivo reequilibrar todas as alterações posturais e ao mesmo tempo encontrar a causa do problema.
Como é Avaliação em RPG?
O Fisioterapeuta através da história clínica do paciente e também através de exames médicos (TAC, RX, Ressonância magnética) e de uma avaliação da sua postura, escolhe as posturas certas de tratamento, que podem ser sentadas, em pé ou deitadas.
O que pode dar o RPG? Através do RPG o paciente fica a tomar consciência da sua postura, porque nenhum de nós tem a consciência certa do que é estar ” direito”, e através do nosso trabalho, adquire as ” ferramentas certas” para ao longo do seu dia a dia ( trabalho, casa, rua, etc) saber corrigir e defender-se para que cada vez mais consiga melhorar e evitar que as dores possam aparecer de novo, ou pela primeira vez, melhorando a sua qualidade de vida.
Como é uma sessão de RPG?
Após uma rápida avaliação da sua postura são escolhidas as posturas certas e através de um trabalho estático, com pequenos ajustamento suaves e progressivos, vai-se tentando aos poucos reequilibra-la. As sessões são de 1 hora cada, 1 ou 2 vezes por semana, dependendo da necessidade de cada um, sendo estipulada logo no primeiro dia, que poderá ser alterada conforme o desenrolar dos tratamentos.
O que pode sentir o paciente depois de uma sessão? O paciente pode sentir-se mais leve e direito, embora logo após a sessão e no dia seguinte ou mesmo passado 24h possa sentir os músculos doridos, devido á falta de trabalho a que estão habituados e que foram obrigados a fazer. Isto vai desaparecendo à medida que as sessões se vão desenrolando. Durante a sessão pode sentir frio ou sono e por vezes esse sono continuar ao longo do dia.
Que tipo de problemas trata o RPG?
- Hérnias Discais;
- Lombalgias;
- Cervicalgias;
- Dorsalgias;
- Clatalgias;
- Ombro congelado;
- Lesões articulares e pós-traumáticas;
- Tendinites;
- Bursites;
- Escoliose;
- Pode ser indicada sem limite de idade.